Vocês já viram como a arrancada de uma MT-09 é bruta? Se você nunca experimentou o coice dessa moto numa saída de semáforo, você ainda não tomou o seu maior susto em arrancada. A zero nove é uma moto muito forte com uma dianteira muito leve, a combinação perfeita para uma empinada acidental ou um "grau" sem querer. É preciso ir se acostumando com o torque da moto, "calibrando" a torcida da mão pra não ir pro chão (até rimou).
Esse é um dos motivos pelos quais eu intitulei esta postagem como "MT-09 AME-A OU DEIXE-A", se você vem de uma moto de cilindrada até a faixa dos 300cc você poderá tomar uns bons sustos antes de se acostumar com a força do motor da 09 e com a tendência de "chimar"(do inglês to chime - chocalhar) nas saídas ou retomadas mais fortes.
Outro motivo que faz da zero nove uma moto peculiar é a pedaleira alta do garupa que pode deixar sua companhia do rolê de cócoras. Isso aliado a um estofamento econômico nessa região e nenhum lugar para segurar senão o corpo do piloto, faz dela uma motoca pouco recomendada para caronas.
Além disso, seu garfo mais longo e suspensão Motard (palavra francesa para motociclista que em "motoquês" se refere a motos capazes de encarar com desenvoltura trechos de asfalto e terra).
Um último aspecto que eu apontaria como uma oportunidade de melhoria para a MT-09 seria um tanque maior e melhor arqueado. Como é possível fazer uma viagem bastante confortável com esse monstro de duas rodas, esse aumento na autonomia deixaria o viajante da mais potente das "Master of Torque" menos preocupado com a hora do abastecimento e uma caprichada na arqueação do tanque poderia indicar, no medidor de combustível, um consumo mais gradual em vez do "se estiver a dois traços da reserva abasteça logo". E finalmente, um escapamento um pouco mais ruidoso para aumentar a segurança avisando aos veículos de 4 rodas ou mais que você está por perto.
O que temos além destas observações é uma moto potente, divertida, boa de curva, com uma retomada forte em qualquer marcha, freios eficientes, posição de pilotagem confortável, apoio dos pés na mesma linha do corpo ampliando o conforto, uma improvável leveza em marcha lenta e tomando os cuidados necessários, um canhão no asfalto. Um abraço e não corte o giro da sua moto, seu zé ruela.
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