quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

QUAL A IDADE CERTA PARA TER UMA MOTO?

E aí, beleza? Não foi uma nem duas vezes que, conversando com pessoas sobre motociclismo e sobre a conduta do motociclista em situações de perigo, acabamos passando pelo tema "idade para ter uma moto". Respondendo taxativamente: não há uma idade certa. Mas antes desta resposta, cabem algumas considerações que acho importante fazer.
Em primeiro lugar, idade não seria o fator preponderante e sim maturidade. Não estamos falando de apenas um meio de transporte mas de uma paixão e como tal, sujeita a comportamentos digamos, exagerados, em situações que envolvam conter-se diante da vontade de acelerar ou pilotar agressivamente.
Responder a essa pergunta para si mesmo requer honestidade absoluta em reconhecer em si mesmo a dificuldade em não reagir impulsivamente no trânsito. Dessa forma, você poderá avaliar não só se você está preparado para ter uma moto mas também qual a moto ideal para você, caso a resposta da primeira pergunta seja um "sim".
Vou dar um exemplo: se você se reconhece como um motorista irritadiço, impaciente e intolerante com as barbeiragens dos outros motoristas, isso pode significar duas coisas: ou você realmente precisa manter-se dentro de um veículo de quatro rodas ou então já passou da hora de você ter uma moto. Na maioria dos casos, essa impaciência, irritação e intolerância está mais ligado à vontade de se libertar do trânsito sobre uma moto do que a hipótese de você ser um "perigo ambulante" seja de quatro ou duas rodas. A experiência de andar de moto além de libertadora, é didática. Fará você repensar sua conduta, além de reduzir quase a zero as situações de estresse no trânsito provocados pela imperícia ou imprudência de terceiros. Você experimentará também alguns "sustos" bem disciplinadores que farão de você um sujeito menos propenso a manobras radicais no trânsito.
Seja a bordo do seu possante ou pilotando da sua motoca pelas estradas, o importante é divertir-se e ganhar experiência atrás do volante ou do guidão e tornar-se um condutor que colabora com a segurança da cidade e protege a si e aos outros. Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com liberdade e bom siso