sexta-feira, 26 de outubro de 2018

OS SMURFS, PT, LULA E O BARRETE FRÍGIO

Barrete Frígio, Barrete Phrygio ou Barrete da Liberdade, é uma touca ou carapuça originariamente usada pelos moradores da Frígia, região onde se situa a Turquia, adotada na cor vermelha, pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada da Bastilha em 1789, que culminou com a instalação da primeira república francesa em 1793. Por essa razão, tornou-se um forte símbolo do regime republicano. Também vemos barretes frígios sobre a cabeça dos Smurfs, uma franquia de mídia criada pelo ilustrador belga Pierre Culliford. Nesse desenho animado famoso nos anos 80 e 90, que ganhou sua versão live action duas vezes, vemos uma comunidade onde todos os seres são azuis e se vestem igual, roupas e barrete branco, exceto o Papai Smurf que usa barba e um barrete vermelho, simbolizando a liderança conquistada pela sabedoria. Karl Marx, principal teórico socialista, afirmava que o maior problema do capitalismo é a propriedade privada.
Na comunidade dOs Smurfs tudo é de todos. A comunidade trabalha unida para suprir as necessidades de cada um como moradia e alimentação. Apesar dos talentos individuais como o Habilidoso e o Gênio, não há preconceitos ou distinções sociais entre eles. Assim como não existe capitalismo, também não existe o culto a uma divindade como no socialismo. Celebram o natal mas não fazem alusão ao significado da data em nenhum episódio. Gargamel, a metáfora do capitalismo, quer usar os Smurfs numa porção para criar ouro, significando a ambição pessoal se sobrepondo ao respeito ao próximo. Da mesma forma que Marx afirmava que a opressão feminina era resultado do capitalismo, Gargamel cria a Smurfette, morena e maldosa, com o intuito de semear a discórdia entre os Smurfs, posteriormente transformada, num passe de mágica do Papai Smurf, numa loirinha gentil. Embora os criadores neguem a relação Smurfs-Marx, não deixa de ser uma divertida analogia. Quanto ao Papai Smurf assemelhar-se com qualquer pessoa, livre ou não, deixo por conta da sua imaginação.
Uma terceira alusão ao Barrete Frígio, vem de um Ilustre cearense, Julio Cesar da Fonseca Filho (10 de outubro de 1850 - 18 de abril de 1931), natural de Aracati-CE, abolicionista republicano, autor do jornal homônimo cuja única edição, publicada em papel vermelho, foi motivo de ter que se esconder da polícia. É autor de versos como o Hino revolucionário: "Quebre-se o cetro do rei!; Rasgue-se o manto real!" e Gritos de Desespero:"Convertam-se os régios mantos em andrajos de  pobreza, sirvam as tábuas do trono pra esquife da realeza.".
Fiz essas referências para ilustrar a relevância e a profundeza dos ideais do PT na história do Brasil, a importância do Lula para a política brasileira e como é triste vê-lo enredado em corrupção e lavagem de dinheiro e como é lamentável assistir o partido naufragar, vítima de si mesmo.
De sua ideologia político-partidária, criada no final dos anos 70 a partir de movimentos sindicais e caracterizada pela espontaneidade, pela crítica à ditadura, ao capitalismo e até a certos aspectos do socialismo, até a sua atual situação: presidente de honra preso, primeira ex-presidente rejeitada nas urnas e iminente derrota nas eleições presidenciais para um candidato e um partido política e intelectualmente inexpressivo, mas que soube ouvir a voz do povo, como disse o controverso rapper Mano Brown, o que sobra, além da vergonha alheia, é a oportunidade de reinventar-se, de voltar às bases (olha o rapper de novo) e resgatar suas origens, reconhecer seus erros e reconquistar a confiança do povo. Caso contrário, deixará claro para todos nós brasileiros que sempre foi um projeto de poder, nunca houve uma estrela vermelha, só um barrete vermelho desbotado, obsoleto e sujo.

Fontes:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/os-smurfs-pregavam-o-comunismo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Barrete_fr%C3%ADgio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com liberdade e bom siso