terça-feira, 21 de setembro de 2021

A DINÂMICA DO MEIO AMBIENTE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19

 Experimentamos uma mudança significativa no comportamento das pessoas ao redor do mundo em decorrência da pandemia. Assustadas com o risco, até então desconhecido, de sair às ruas, os parques, de praticamente todas as cidades do mundo, ficaram desertos de um dia para o outro. A mesma coisa aconteceu com praias, montanhas, trilhas ecológicas e demais pontos turísticos ecológicos.

Da mesma forma indústrias deixaram de operar, veículos pararam de funcionar e outras atividades humanas que geram poluentes ou que degradam o meio ambiente interromperam quase a zero suas atividades. Muitas delas fecharam ou passaram por uma grande crise até que se entendesse melhor a dinâmica da pandemia, o comportamento do vírus, os meios de contágio e o desenvolvimento de vacinas.

Essa ausência praticamente absoluta do ser humano no meio ambiente, possibilitou a paralização da degradação ambiental em muitos lugares. Em outros observou-se até o reaparecimento de condições que pareciam ter desaparecido como a Cordilheira do Himalaia que voltou a ser vista da Índia por causa da redução da poluição no país.

Na contramão desses eventos positivos, houve, por exemplo, um aumento de 111% do consumo de pacotes de laranja na Itália e o lixo hospitalar chinês quadruplicou. Ao mesmo tempo em que a ausência do ser humano criou condições favoráveis ao meio ambiente, sua permanência em casa aumentou o consumo de embalagens oriundas de empresas de delivery de alimentos e outros itens.

Apesar de termos mudado de forma significativa nosso perfil de consumo por conta das restrições impostas, o meio ambiente continuou a sofrer as consequências da má administração dos recursos naturais e a mercê do homem como produtor e emissor de agentes poluentes.

Seria bastante útil ao planeta e às futuras gerações se essa momentânea pausa ocorrida na poluição e essa breve demonstração da natureza de que é possível recuperar paisagens e recriar recursos, pudesse influenciar governos e empresas ao redor do mundo a reavaliar a forma como lidam com seus agentes poluentes e com os recursos naturais impactados por sua existência.

Com o desenvolvimento das vacinas e a crescente relaxamento das regras de isolamento social, o que vemos é o retorno do homem à antiga conduta. O que se avizinha é a constatação de que a pandemia nada ensinou ao homem, a Covid-19 será apenas mais um vírus com a qual teremos que lidar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com liberdade e bom siso