quarta-feira, 27 de outubro de 2021

ISSO O CINEMA NÃO MOSTRA

A experiência de ir ano cinema consiste, basicamente, em entrar num ambiente escuro e temperatura adequada para que nossa atenção fique totalmente direcionada à tela onde será projetado o filme. Esse é a definição mais básica que consigo pensar sobre a experiência de ir ao cinema.

Como o ambiente precisa ser o mais imersivo possível, nada poderá tirar a atenção de quem está diante da tela. Assim, o ambiente é pensado com esse objetivo, para que a possibilidade de nos distrairmos com algo durante a exibição do filme seja o mais próximo do zero.

Portanto as duas palavras de ordem do ambiente são: conforto e foco.

Solucionadas as questões relativas a conforto e foco, celulares são desligados, colocados em modo avião ou simplesmente silenciados. 

O filme já vai começar.

Depois que todas as luzes são apagadas, a única luz visível é a projetada pela tela do cinema. Para entendermos o poder que a luz exerce sobre o homem, basta lembrarmos o quanto pessoas se aglomeram (ou se aglomeravam) ao redor do mundo para presenciar uma queima de fogos e do fascínio que cidades luminosas como Paris e Las Vegas exercem sobre nativos e turistas.

Do outro lado da tela, um exército de pessoas extremamente talentosas em suas funções, testadas diuturnamente e a exaustão acerca de suas capacidades, reúnem-se sob um orçamento bilionário com uma expectativa de retorno igualmente astronômica.

Se precisássemos convencer alguém de algo, essa seria a estratégia ideal. Aliás, não consigo pensar num ambiente mais propício para esta tarefa do que um cenário como esse.

É daí que surge a minha dúvida:

Desde que os irmãos Lumière inventaram o cinematógrafo, quantas vezes as pessoas já foram convencidas em massa de uma ideia? As estreias mundiais de filmes muito aguardados e sobre os quais já se fala há anos, leva uma quantidade expressiva de pessoas a ouvir e ver aquela estória ser contada num único dia. E o filme ficará em cartaz por dias e até semanas.

Se uma ideia qualquer precisa ser transmitida de forma palatável, nada melhor do que a belíssima embalagem de um filme tão aguardado por tantas pessoas.

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