terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

PILOTANDO NA CHUVA

Uma das coisas mais desagradáveis e broxantes da vida em duas rodas é pilotar na chuva. Tem o risco da derrapagem, os banhos que se toma, a mão deslizando na manete, os engarrafamentos, os buracos escondidos nas poças de água, um saco.
No entanto, se você tem a necessidade de pilotar na chuva, não tem outro meio de transporte, prefere correr o risco de chegar todo molhado ou ainda, prefere vestir uma capa a ter que ficar atrás de um volante, no meio de um engarrafamento colossal, aqui vão algumas dicas importantes para não beijar o asfalto molhado.
Ande sempre com espaço à sua frente para fazer uma frenagem segura, evite ficar próximo aos outros veículos, garantindo em caso de emergência, uma freada segura sem correr o risco de derrapagem, principalmente se sua moto não tem ABS.
Faça curvas com menos inclinação. Normalmente, quando fazemos uma curva, podemos "deitar" a moto e confiar de que faremos a curva com segurança. Em caso de chuva, faça uma inclinação menor e contorne a curva numa velocidade também menor. Assim, o risco de óleo misturado à água derrubar você também reduz consideravelmente.
Evite também fazer manobras de ultrapassagem muito rápidas, isso também pode fazer você derrapar numa poça de óleo e água e te levar pro chão.
Se você estiver pilotando na chuva à noite, lembre-se de como é comum os motoristas terem seus para-brisas sujos e engordurados e seus limpadores sem pressão e com a borracha ressecada e desalinhada. Mesmo que você não goste, mantenha todas as lâmpadas da sua moto funcionando, evite colocar fumê nas lanternas e esqueça de vez essa bobagem de retirar os retrovisores originais ou colocar "retrovisores esportivos". (no próximo blog eu falo desses retrovisores). Já pensou se você é colhido por um carro que vinha atrás de você e não te enxergou porque além de estar com o para-brisas imundo e todo molhado, sua moto tá parecendo aqueles búfalos na estrada de Pinheiro-MA.
Ande na boa, compre sua capa, limpe bem sua viseira, troque se já estiver muito arranhada e vai-te embora. Salve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com liberdade e bom siso