segunda-feira, 5 de novembro de 2012

TRECHOS DO EVANGELHO

Hoje é um bom dia para comentar passagens da bíblia, certo da edificação dos irmãos em Cristo que tem buscado diligentemente conhecer o Senhor. São dois trechos do livro de Mateus (מתי/מתתיהו, "Dom de Javé" ou "Presente de Deus", hebraico padrão e vocalização de Tibérias: Mattay ou Mattiyahu; grego da Septuaginta Ματθαιος, Matthaios; grego moderno: Ματθαίος, Matthaíos). Nascido na Galiléia com o nome de Levi, filho de Alfeu.

Mateus 5:13-15

Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.

Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. 

Esse trecho vem logo após as bem-aventuranças e fala de duas coisas importantes sobre os bem-aventurados. Primeiro que sal da terra e luz do mundo, fala de pessoas que dão sabor à vida, fala dos misericordiosos, dos pacificadores, dos mansos, enfim, de todos os cristãos que cultivam tais qualidades, tais bem-aventuranças.. Segundo fala que não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte e não se coloca uma vela acesa debaixo do alqueire, mas no velador. Isso significa que essas características que nos fazem bem aventurados e dão um novo sentido em nossas vidas, não devem ser ocultadas, devem ser compartilhadas, devem ser multiplicadas para outras pessoas. Faz parte da nossa nova natureza sermos identificamos como cristãos em nossas ações, em nossa conduta diária, que transforma a nossa vida em testemunho de retidão.

Mateus 13 10-16
E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.
Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis.
Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure.
Jesus explicou aos discípulos nessa passagem, sobre as pessoas de coração duro que não meditam sobre as suas parábolas, que não observam as escrituras. E que apesar de terem percebido que as parábolas de Cristo se assemelhavam grandemente com circunstâncias de pecado em suas vidas,  não se arrependeram dos seus maus caminhos e pereceram. Além disso, Jesus mostra que devemos ver com nossos olhos, ouvir com os nossos ouvidos e compreendermos com o nosso coração. Fazendo isto, nos convertemos e somos salvos por Ele.


Salmos 1:1-2
Bem-aventurado o homem (ou mulher) que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na Sua lei medita de dia e de noite. 



Um grande beijo apaixonado para o meu Deus Todo Poderoso que me salvou do pecado há muitos anos e tem me ajudado e cuidado de mim maravilhosamente, não só todos os dias da minha vida mas desde antes da minha concepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com liberdade e bom siso