quarta-feira, 19 de setembro de 2012

JOSÉ E HERODIAS

O que você vai ler é uma história da Bíblia mas você não precisa acreditar na Bíblia, basta entender o que eu escrevi. Não serei hipócrita em dizer que não gostaria que sua mente fosse modificada pelo poder de Deus, mas se você simplesmente compreender o que vou dizer, já será muito bom.

JOSÉ FILHO DE JACÓ (ISRAEL)
Vendido aos midianitas pelos seus irmãos por inveja e em seguida vendido a Potifar para quem trabalhou como administrador da sua casa e dos seus recursos, sofreu assédio sexual da mulher de Potifar porque era bonito de rosto e de corpo.

Não pense que José não desejou a mulher de Potifar. O que o impedia era sua retidão de caráter por causa da influência de Deus sobre sua  vida. 

Potifar (ou seria Boitifar?) não o matou porque sabia a mulher que tinha. E na prisão, José revelou seu dom de interpretar sonhos o que o levou a interpretar um sonho do faraó, livrando o Egito de passar fome durante os sete anos de escassez que sucederam aos sete anos de fartura, levando-o então a ser nomeado governador do Egito, a segunda pessoa depois do faraó, ou podemos dizer, um vice-rei.

HERODIAS, MULHER DE FILIPE E AMANTE DE HERODES
Foi exposta publicamente por João Batista, acusada de adultério. Como João era um homem conhecido e respeitado, Herodias não podia matá-lo.

No aniversário do rei Herodes, estando ele já bêbado, queria se divertir com uma dança e Herodias imediatamente ordenou à sua filha Salomé que dançasse para ele. Salomé, como hábil dançarina que era, agradou tanto o alcoolizado Herodes que este disse no meio de todos os presentes que ela poderia pedir o que quisesse, até mesmo metade do reino.

Como Herodias estava cheia de ódio de João, disse a Salomé. Peça a cabeça de João Batista.

.............................

José e Herodias, são duas histórias que falam de adultério sob óticas opostas, mas que trazem respostas idênticas. Na primeira, negar o convite de uma transa teve como consequência, o cargo de governador do Egito. Na segunda, o ódio por ter sido exposta publicamente como amante do rei, fez com que Herodias trocasse uma fortuna de presente pela dança de Salomé pela cabeça de João.

Não está registrado na Bíblia mas fico pensando em um suposto diálogo de pé-de-orelha entre Salomé e sua mãe Herodias:

- Mãe, a senhora tá ficando doida? É metade do reino, mãe. A gente nunca mais vai ter problema financeiro, a gente vai ficar rica, mãe. O que é que a gente vai fazer com a cabeça de João? Qual é mãe? Surtou?

Faça as escolhas baseado naquilo que é importante e não nos seus caprichos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com liberdade e bom siso